«

»

set
10

2010 – Cariri

O Cariri cresceu

E todo mundo vê

Na tela da TV

Que o Cariri cresceu

Localizado no Sul do Estado do Ceará, a mais nova Região Metrpolitana do Estado, a Região Metropolitana do Cariri – RMC é o lar de mais de 500 mil habitantes, em 09 municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Jardim, Santana do Cariri e Nova Olinda.

O verde do Cariri é mais verde

Tá na tela da TV

A fé do meu Cariri é mais forte

Tá na tela da TV

E quando falamos desta região, falamos principalmente das três maiores cidades: Juazeiro do Norte, com 250 mil habitantes, conhecida pelas romarias em devoção ao Cearense do Século, o Padre Cíciero Romão Batista, o “Padim” Cícero. A menos de 10 km da principal cidade da região, encontra-se o Crato, uma das cidades mais antigas da região, terra de homens e mulheres valorosos que lutaram pela independência (no episódio conhecido como Confederação do Equador) e também pela abolição da escravatura.

É no Crato, com 120 mil hab., que se tem a primeira Floresta Nacional oficialmente reconhecida, a Floresta Nacional do Araripe e também o primeiro parque geológico do hemisfério sul do planeta, o Geopark Araripe. Ambos encima da formação geológica que dá nome aos dois locais – a Chapada do Araripe – cortada por ecotrilhas, e alguns cruzeiros que dão ao local a beleza que flui da natureza há milhões de anos.

Já em Barbalha, terra de muita fé ao padroeiro Santo Antônio, o santo casamenteiro, todo ano a partir do dia 30 de maio até dia 13 de Junho há a festa para o padroeiro da cidade. E a abertura não poderia ser diferente: o hasteamento do tronco de jatobá com a bandeira do santo, onde todas as solteiras do Cariri e de estados vizinhos tiram uma lasca para fazerem chás, que não cansam de repetir, ajuda a rrumar um pretendente para finalmente se casar (cuidado ai para as namoradas nerds não irem pegar uma lasca do Pau de Santo Antônio –ui!-)

Esporte tá

Cultura tá

O progresso tá que tá

O esporte se destaca na região com dois times que estão galgando posições no cenário estadual: o Icasa, verdão do Cariri, e o Guarani, o Leão do Mercado. Com destaque vem a rica cultura da região, com as mais variadas manifestações culturais, desde reizados, até peças, passando por festivais de música, exposições de artesenato familiar, entre outras formas. É claro, um dos eventos culturais mais esperados do ano é a Mostra SESC Cariri de Arte e Cultura, acontecendo por todas as cidades da RMC.

O desenvolvimento no Cariri tem atraído algumas grandes empresas para a região, e percebendo isso, foi instalado um campus avançado da Universidade Federla do Ceará – UFC , em Juazeiro do Norte, para se juntar as outras Instituições de Ensino Superior – IES, públicas e privadas que já existiam na região.

O Cariri cresceu

E todo mundo vê

Na tela da TV

(TV Verdes Mares Cariri)

É isso! Quando quiserem conhecer o Cariri cearense, não se acanhem, podem pegar um avião e/ou um ônibus e vocês não se arrependerão de conhecer o Vale do Cariri.

Dia D RPG

Sobre o autor

cassiano

Promoter, modelo e empresário. Me falta ser atriz e ex-BBB

Deixe uma resposta